Trabalho Final de Curso - TFC
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
O Trabalho Final de Curso (TFC) dos cursos de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação visa desenvolver e/ou aprimorar habilidades no que concerne à pesquisa técnico-científica, com vistas ao exercício profissional nas diversas áreas da Pedagogia, integrando conhecimentos, valores e habilidades construídas ao longo da trajetória acadêmica discente.
O TFC deve constituir um trabalho organizado de acordo com as normas acadêmicas e com relevância para o campo educacional. Deve demonstrar a capacidade de argumentação, de interpretação e de julgamento do(a) discente a respeito dos fenômenos pedagógicos, aliada a uma postura reflexiva, capaz de avaliar e propor cenários para atuação nas diversas esferas de sua competência.
Pode ser elaborado a partir de experiências oriundas dos estágios supervisionados, da participação em projetos de iniciação à docência, de iniciação científica ou de atividades de extensão; ou, ainda, de revisão da literatura e tratamento científico de um tema da área de Educação. Em todos os casos, deverão ser observados os procedimentos éticos da pesquisa e a fundamentação teórica e a contribuição do(a) discente para o avanço da temática.
DO TRABALHO FINAL DE CURSO (TFC)
A elaboração do TFC é condição para a integralização dos créditos exigidos para a obtenção do grau de Licenciado(a) em Pedagogia.
O TFC será produto final dos componentes Trabalho Final de Curso I (TFC I) e Trabalho Final de Curso II (TFC II), respectivamente nos 8º e 9º semestres do fluxo, de acordo com a matriz curricular do curso.
Trabalho Final de Curso I destina-se à elaboração do projeto e ao desenvolvimento da etapa inicial da pesquisa, incluindo a realização das leituras da referência bibliográfica, e os processos iniciais de escrita do trabalho.
Trabalho Final de Curso II destina-se à finalização da pesquisa e a defesa final do TFC perante a banca examinadora.
O TFC será realizado individualmente, na modalidade de monografia ou artigo científico, e deverá seguir obrigatoriamente as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O artigo deverá conter entre 35.000 e 75.000 caracteres com espaços, ou até 30 páginas, incluindo as referências.
A monografia deverá conter entre 75.000 e 150.000 caracteres com espaços, ou até 60 páginas, incluindo as referências.
A monografia ou artigo científico deve vir acompanhada obrigatoriamente de um Memorial Descritivo que verse sobre a trajetória acadêmica do futuro Pedagogo(a), relacionando, quando possível, essa trajetória com a pesquisa desenvolvida e com os resultados alcançados.
O memorial deverá conter, no máximo, 20.000 caracteres com espaços ou até 8 páginas.
Acesse a Resolução de TFC e o Template/Modelo para TFC, abaixo:
Documentos importantes