O Trabalho Final de Curso visa ampliar as condições de formação profissional do estudante por meio da integração dos vários conhecimentos, valores e habilidades construídas ao longo do curso.

O TFC deve constituir um trabalho organizado de acordo com as normas acadêmicas, apresentar coerência e importância no campo educacional. Pode ser elaborado a partir de experiências oriundas do estágio supervisionado, da participação em projetos de iniciação à docência, iniciação científica ou de atividades de extensão cadastradas no Sistema de Extensão (SIEX), de questões relevantes da área da educação estudadas ao longo do curso, ou ainda de revisão bibliográfica e de tratamento científico de um tem da Pedagogia. Em todos os casos, o TFC a ser apresentado deverá conter fundamentação teórica e a contribuição do estudante para o avanço do tema.

A elaboração do TFC é condição para a integralização dos créditos exigidos para a obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia. Ele deverá ser realizado individualmente, em forma de monografia ou artigo científico e deve seguir as normas da ABNT. A monografia deverá conter entre 60.000 e 120.000 caracteres com espaços e o artigo científico entre 30.000 e 60.000 caracteres com espaços. Além disso, o TFC deverá ser acompanhado de um Memorial Descritivo sobre a trajetória escolar e acadêmica do futuro pedagógico. O Memorial deverá conter entre 10.000 e 20.000 caracteres com espaço.

Documentos importantes