O curso presencial de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) está localizado no Campus Universitário Darcy Ribeiro, na Asa Norte (Brasília-DF) e é ofertado no período diurno e noturno. O diurno foi criado em 1966 e seu reconhecimento data de 1972, por meio do Decreto nº 70.708 de 19/06/1972. Já o noturno entrou em funcionamento em 1994. Em 2007, foi implantado ainda o Curso de Pedagogia à Distância.

O Curso de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília destina-se à formação de profissionais aptos a atuar no exercício do magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais de escolarização no Ensino Fundamental, bem como na gestão do trabalho pedagógico em espaços escolares e não escolares. Ao profissional formado no curso é concedido o título de Licenciado em Pedagogia.

O curso tanto do diurno quanto do noturno tem um total de 3.330h, a serem cumpridas em quatro anos e meio, em regime de créditos/semestrais. As aulas acontecem de segunda à sábado, podendo ser de manhã e tarde para o diurno, e à noite para o noturno. Os (As) discentes podem ingressar de diferentes formas, como pelo Vestibular, Programa de Avaliação Seriada - PAS, Transferência Facultativa, Transferência Obrigatória, Aluno Estrangeiro e Mudança de Curso.

A formação acadêmica dos (as) discentes do Curso de Pedagogia compreende a relação entre ensino, pesquisa e extensão, e sua articulação com a construção teórico-prática dos conhecimentos no campo da Educação. O curso está estruturado de forma a oferecer uma formação articulada a conhecimentos sociológicos, políticos, antropológicos, ecológicos, psicológicos, filosóficos, artísticos, linguísticos, culturais e históricos. Ao longo do curso, são ofertados espaços curriculares disciplinares e não disciplinares, projetos, estágios e trabalho de conclusão de curso.

Perfil do Egresso e Mercado de Trabalho

Espera-se que o profissional formado em Pedagogia na UnB seja capaz de questionar, intervir e modificar a realidade educacional em que estiver inserido, empenhando-se na construção de uma educação de qualidade e transformadora da sociedade.

O curso contempla:

• a formação para a docência e a gestão, atuação em escolas, empresas, movimentos sociais, organizações educacionais;

• a formação docente para a atuação do pedagogo em diferentes campos de aprendizagem;

• atuação em implementação e avaliação de políticas públicas para a Educação Básica.

A atuação dos pedagogos no mercado de trabalho se dá tanto em ambientes escolares como não escolares. A base curricular da graduação forma para a docência e para além dela. O pedagogo pode trabalhar em qualquer ambiente em que as relações humanas gerem processos pedagógicos, exercendo atividades de planejamento, implementação e avaliação de programas e projetos educativos em diferentes espaços organizacionais.

Ressalta-se a existência de um grande número de estabelecimentos de ensino, tanto públicos como privados que, além de educação infantil e início de escolarização, oferecem as modalidades de educação especial, educação de jovens, adultos e idosos, bem como educação profissional na área de pedagogia. Os formados em pedagogia que desejam atuar em ambientes não escolares encontram oportunidades de trabalho no serviço público federal e distrital, em organizações privadas, a exemplo de hospitais, empresas de seleção e capacitação profissional e outros estabelecimentos de ensino, além de em organizações não governamentais e em organismos internacionais.

Onde quer que atuem, os pedagogos são motivados pela perspectiva emancipatória da educação.

Currículo do Curso

O atual Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia, aprovado em outubro de 2018 e com vigência a partir do primeiro semestre de 2019, resultou de vários anos de discussão pela comunidade acadêmica da FE e reflete em grande parte as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, que vigoram desde abril de 2006. Esse Projeto propicia aporte teórico, metodológico e político para inserção do Pedagogo no mundo do trabalho, capacitado para contribuir com as transformações inerentes ao campo social.

A matriz curricular do curso de Pedagogia da FE-UnB está estruturada em três dimensões formativas: (i) Educação - sujeitos, história, sociedade e cultura; (ii) Organização do trabalho docente; e (iii) Profissionalização do pedagogo: gestão, diversificação e sistematização do conhecimento. Além dos componentes curriculares obrigatórios e optativos (disciplinas), as dimensões formativas compreendem os estágios, as atividades de pesquisa e extensão, bem como atividades complementares.

As dimensões formativas são entendidas como a atitude metodológica de ensino-aprendizagem que concretizará os princípios e as dimensões da formação. Tais processos incluem a ação coletiva e a atitude interdisciplinar. Pensar a formação a partir destes processos implica possibilitar o diálogo entre os diversos conhecimentos e disciplinas, na construção do objeto de conhecimento a ser apreendido – a prática educativa.

As dimensões são organizadoras dos conhecimentos trabalhados nas disciplinas, nos projetos de extensão, nos seminários, e demais atividades, para que não se fragmentem e nem percam a relação entre a teoria e a prática.

Clique aqui para acessar o PPP do curso:

Demais informações

Habilitação: licenciatura

Carga horária total do Curso: 3.330 horas

Total de Créditos: 222

Mínimo de Créditos por semestre: 16 créditos

Máximo de créditos por semestre: 28 créditos

Créditos de estágio: 30 créditos – 450 horas

Créditos em disciplinas Obrigatórias: 150 créditos – 2.250 horas

Crédito de Trabalho Final de Curso (TFC): 8 créditos – 120 horas

Créditos de Disciplinas Optativas - Módulo Livre: 56 créditos - 840 horas

Créditos de atividades complementares: 16 créditos - 240 horas