• Currículo e formação de profissionais da educação

Pesquisa no campo das relações recíprocas entre o currículo e a formação inicial, continuada e a atuação dos profissionais da educação básica e da educação superior.

• Docente: Profª Drª Lívia Freitas Fonseca Borges (Lattes)

• Formação do docente universitário e inovação pedagógica – Profissão, profissionalismo e profissionalização

A profissionalização docente: uma construção ética e profissional. Docência universitária e inovações pedagógicas.

• Docente: Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas (Lattes)

• Profissão e Desenvolvimento Profissional Docente

Profissão docente e desenvolvimento profissional. Formação de profissionais para a educação básica e educação superior: tendências e questões atuais.

• Docentes:
  • Profª Drª Edileuza Fernandes Silva (Lattes)
  • Profª Drª Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva (Lattes)
  • Profª Shirleide Pereira da Silva Cruz (Lattes)

•  Formação docente e Currículo

Pesquisa no campo dos estudos curriculares e da formação dos profissionais da educação em todos os níveis, etapas e modalidades com ênfase nos temas: currículo integrado, interdisciplinaridade, pedagogia histórico crítica, historiografia e história da educação.

• Docente: Prof. Dr. Francisco Thiago Silva (Lattes)

• Formação Cultural, Hermenêutica e Educação

Formação docente, Pedagogia; Filosofia da Educação, formação humanística; Hermenêutica

• Docente: Profa. Dra. Catia Piccolo Viero Devechi (Lattes)

• Currículo e formação de profissionais da educação

No campo do currículo: planos e projetos curriculares; teorias curriculares; propostas curriculares em contexto nacional e/ou internacional; currículo e internacionalização; currículo e inovação pedagógica e tecnológica.

• Docente: Profª. Drª. Liliane Campos Machado (Lattes)

• Formação docente, políticas e saberes no âmbito da alfabetização e do letramento

Programas como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na organização do trabalho pedagógico; apreender, no cenário atual, a influência da Base Nacional Comum Curricular no desenho do Currículo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal; apreender e analisar o reflexo da Base Nacional Comum Curricular na política do livro didático; analisar impactos da Política Nacional de Alfabetização na formação docente e atuação profissional.

• Docente: Profa. Dra. Solange Alves de Oliveira Mendes (Lattes)