Professor Célio da Cunha recebe o Título de Cidadão Honorário pela Câmara Legislativa do Distrito Federal
 
 

Na noite do dia 06 de junho de 2024, em uma Sessão Solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal o professor Célio da Cunha foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Nas palavras do Deputado Ricardo Vale, que presidiu a Sessão, “este reconhecimento celebra seu papel fundamental na formação de milhares de estudantes da capital federal e sua significativa contribuição à educação nacional”.

 

Professores, estudantes e egressos da Faculdade de Educação prestigiaram a Sessão Solene marcada por muitas recordações e que está disponível no canal YouTube da Câmara Legislativa: https://www.youtube.com/watch?v=pjkOPspWWHw 

 

HOMENAGEM AO PROFESSOR CÉLIO DA CUNHA

 

Senhor Vice-Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Deputado Ricardo Vale, em nome de quem cumprimento as demais autoridades presentes nesta solenidade e os membros da mesa.

 

Caro colega e amigo, Prof. Dr. Célio da Cunha.

 

Estimados colegas, amigos e familiares que vieram prestigiar este momento de Outorga do Título de Cidadão Honorário de Brasília ao Professor Célio da Cunha, uma iniciativa que reconhece o importante trabalho construído por ele desde o final dos anos 1960 em prol da educação, especialmente no Brasil e na América Latina.

 

É uma honra estar nessa mesa representando a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e ao mesmo tempo um enorme desafio, tendo em vista que em uma fala de cinco minutos será impossível atribuir ao legado construído pelo professor o merecido destaque e reconhecimento.

 

Célio da Cunha ingressou como professor na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília em 1991, tendo se aposentado por esta instituição em 2012. No início da carreira, entre os anos 1972 e 1991, foi professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde também dirigiu o Departamento de Ensino e Pesquisa da UFMT.

 

Na capital do país, além de sua atuação na Universidade de Brasília, ocupou importantes cargos como os de:

1) Assessor especial da UNESCO no Brasil;

2) Analista de Ciência e Tecnologia e Superintendente da área de Ciências Humanas e Sociais do CNPq; 

3) Diretor e Secretário Adjunto de Política Educacional do MEC.

 

Célio da Cunha construiu uma carreira notória tanto na academia como na esfera administrativa. É reconhecido, respeitado e admirado por todos aqueles que tiveram e ainda têm a oportunidade de conviver com ele.

 

Na academia, especialmente na Universidade de Brasília, foi um grande incentivador da divulgação científica por meio de publicações:

1) A revista Linhas Críticas da Faculdade de Educação não teria se tornado uma das revistas mais importantes da região Centro Oeste e do Brasil sem a sua atuação, durante muitos anos, no Comitê Editorial. Foi na condição de editora da revista que eu tive a oportunidade de conhecer melhor o professor Célio da Cunha e de presenciar sua postura ética, coerente e amigável para com todas as pessoas, independentemente do nível da carreira em que se encontravam.

2) Outra atuação importante, voltada para o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação da nossa Faculdade, foi sua iniciativa, juntamente com os professores José Vieira de Sousa e Maria Abadia da Silva, de criação da Coleção de Políticas Públicas de Educação. A coleção conta com 36 exemplares impressos, publicados entre os anos 2011 e 2018, que representaram um esforço conjunto de sistematização e registro dos debates realizados em diversos seminários e dos resultados de pesquisas de mestrado e doutorado.

3) Também não posso deixar de mencionar sua atuação como docente da disciplina Pensamento Pedagógico Contemporâneo na Pós-Graduação, que contribuíram decisivamente na formação dos nossos doutores, cujas aulas são lembradas até hoje por aqueles que tiveram a oportunidade de cursá-las. Célio da Cunha sempre dialogou com pesquisadores de diferentes países e os apresentou para seus estudantes.

 

São muitas as ações desenvolvidas pelo professor Célio da Cunha que mereceriam ser destacadas, tendo em vista que contribuíram decisivamente para a consolidação do nosso Programa de Pós-Graduação em Educação.

 

Mas concluo essa singela homenagem com um sincero MUITO OBRIGADA.

 

OBRIGADA por ser uma inspiração para nós e por ter criado inúmeras possibilidades para as gerações que chegaram à Universidade de Brasília, tanto de estudantes como de professores.

 

PARABÉNS pelo merecido título de Cidadão Honorário de Brasília.

 

Wivian Weller

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação

PPGE | FE | UnB