Histórico
O que é a FE?
O projeto original da Faculdade de Educação foi concebido sob orientação do educador Anísio Teixeira, um dos idealizadores e fundadores da Universidade de Brasília, e então Reitor da UnB, em 1963. A FE que existia no Plano Orientador da UnB não se implantou de imediato. Em conseqüência da intervenção militar na Universidade de Brasília, (ocupada no dia nove de abril de 1964) - e de uma série de outras circunstâncias políticas nesse período, a FE somente começou a ser efetivamente implantada em 1966. Quatro anos depois estava em pleno funcionamento, tendo definidos seu estatuto e regimento, e oferecendo curso de graduação em Pedagogia, que foi reconhecido em dezembro de 1972. Em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases em vigor, o curso oferecia várias habilitações: Magistério do 2º. Grau, Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Administração Escolar, Inspeção Escolar, e a partir de 1975, Tecnologia Educacional.
O mestrado foi implantado oficialmente em 1974, com duas áreas de concentração: Educação Brasileira e Planejamento Educacional e, posteriormente, Currículo. Atualmente, a Pós-Graduação inclui o Doutorado e define as três áreas como Aprendizagem e Trabalho Pedagógico, Políticas Públicas para a Educação e Tecnologias na Educação.
Em 1988 foi realizada uma reforma curricular, fruto de demorada discussão. Em 1994 a Faculdade de Educação iniciou a oferta do primeiro curso noturno de graduação na UnB. Nova reformulação curricular foi realizada e está em vigor desde 2003. O atual Projeto Acadêmico também resultou de vários anos de discussão pela comunidade acadêmica da FE. Em razão desse processo, que se desenvolveu ao mesmo tempo em que se discutiam nacionalmente as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, o novo currículo já reflete, em grande parte, as diretrizes que vigoram desde abril de 2006.
FE na UnB: vínculo fundamental com a UnB
A Faculdade de Educação ocupou lugar de destaque no plano original da UnB, inclusive numa concepção de educação que envolvia as tecnologias de comunicação e informação. A FE ostenta, ainda, um vínculo fundamental com a história desta universidade: ocupa os três primeiros prédios construídos no campus, FE-1, FE-3 e FE-5, onde funcionaram os primeiros cursos, o auditório destinado às solenidades acadêmicas (Dois Candangos), e a própria Reitoria.
Atualmente, ao mesmo tempo em que busca manter sua identidade com o projeto original da UnB e com sua formulação no conjunto dos ideais expressados por Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e tantos outros educadores, a Faculdade de Educação tenta integrar-se à realidade tecnológica e cultural de uma sociedade que cada vez mais se define pelo conhecimento. O desafio é fazê-lo sem abdicar do senso crítico, da ousadia acadêmica e de uma adequada percepção de seu papel na formação dos educadores.
Missão
Formar educadores capazes de intervirem na realidade, através de uma atuação profissional crítica, contextualizada, criativa, ética, coerente e eficaz, buscando a plena realização individual e coletiva.
Objetivos
- Formar profissionais capazes de articular o fazer e o pensar pedagógico para intervir nos mais diversos contextos sócio-culturais e organizacionais que requeiram sua competência.
- Formar profissionais conscientes de sua historicidade e comprometidos com os anseios de outros sujeitos, individuais e coletivos, socialmente referenciados para formular, acompanhar e orientar seus projetos educativos.
- Preparar educadores capazes de planejar e realizar ações e investigações que os levem a compreender a evolução dos processos cognitivos, emocionais e sociais considerando as diferenças individuais e grupais.
- Formar profissionais comprometidos com seu processo de auto-educação e de formação continuada.
Registro Arquitetônico
O conjunto da FE é composto por três edificações de partidos distintos, que receberam tratamentos arquitetônicos diversos, e são denominadas de FE 1, FE 3 e FE 5. No entanto, todos os pavilhões apresentam três características comuns: dialogam entre si, articulam-se em torno de pátios centrais e possuem grande qualidade arquitetônica.