A criação das áreas de concentração tornou viável a discussão, no contexto do Colegiado do Programa, de uma ideia que se distancia da tradição conceitual de “Linha de Pesquisa” e propus que o trabalho das áreas de concentração iria-se concretizar através do que tem sido chamado de Campo de Pesquisa. No contexto do Programa, os Campos de Pesquisa são espaços dinâmicos, interdisciplinares e relacionais onde a pesquisa é desenvolvida. Esses campos de pesquisa articulam-se entre si, permitindo a organização de modos diversos e sistêmicos de produção de conhecimento. Cada um desses campos está configurado com categorias centrais que orbitam ao redor da ideia do Campo e da Área de Concentração. A discussão tem rendido.

 

O primeiro campo de pesquisa é denominado Política, Gestão, Sociedade e Cultura e associa-se à área de concentração A) Políticas públicas e gestão da educação. O Segundo campo, Processos Formativos e Profissionalidades, está associado à área de concentração B) Desenvolvimento profissional e educação. A ideia de campo pretende gerar uma discussão mais ampla, interdisciplinar e articulada com outros olhares teóricos e metodológicos acerca dos espaços formativos e que possam vir a enriquecer as ações de ensino, pesquisa, inovação e intervenção geradas/demandadas pelo/para o Programa.

 

 

Uma forma de representar a ideia de Campos (na ideia de Linhas de Pesquisa) é a que se representa na figura 1. Nesse caso está se representando o campo de Políticas, Gestão, Sociedade e Cultura. Cada categoria está ‘orbitando’ dentro de um espaço tridimensional e estabelece relações possíveis com outras categorias. Essas interações, e dinâmicas, são a fonte de produção de conhecimento e de identificação de fenômenos, problemas e necessidades dos contextos que devem ser atendidas pelo PPGEMP no contexto do Distrito Federal e o entorno (municípios de Goiás e Minas Gerais que são impactados pelas dinâmicas sociais e económicas do DF.