• Notícias

    Edital de Abertura Nº 062/2025 da Seleção Simplificada para Professor Substituto do Departamento PGE, com as seguintes informações:    -Período de Inscrição: 14 de março de 2025 a 27 de março de 2025. -Requisito Básico: Ser portador do título de Mestrado em Educação ou áreas afins.  -Área de Conhecimento: Educação. Subáreas da Seleção: Administração Educacional; Política Educacional; Planejamento e Avaliação Educacional. -Regime de Trabalho: 40 horas. -Número de Vagas: 01 (uma) vaga e formação de cadastro reserva.   Edital - (Clique aqui)

  • Aluno Especial PPGEMP

    UNIVERSIDADE DE BRASÍLIAPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – MODALIDADEPROFISSIONAL PROCESSO SELETIVO DE ALUNO ESPECIAL 1º PERÍODO LETIVO DE 2025   As inscrições para aluno especial no Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidade Profissional (PPGEMP) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília serão realizadas somente pela Internet, entre os dias 05 e 14 de março de 2025.   O formulário estará disponível no endereço especificado no item 2.1 a partir de 18h (dezoito horas) do dia 05/03/2025, e será bloqueado para edição a partir das 23h59min do dia 14/03/2025.   Contato e informações exclusivamente pelo e-mail: selecao.ppgemp@unb.br      Acompanhe todo o processo seletivo nesta página   Documentos e etapas do processo: (05/03/2024) Edital - Processo Seletivo para Aluno Especial 1/2025 PPGEMP (Clique Aqui) :  

  • Notícias

  • Notícias

    Informamos que a Universidade de Brasília (UnB), por meio da Faculdade de Educação e da Coordenação Institucional do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com apoio operacional do Centro de Educação a Distância (CEAD), apresenta para a comunidade de docentes do Distrito Federal o Curso de Extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.   Esta ação de formação está alinhada ao Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC).   O objetivo do curso é formar professores(as) da Educação Básica e da Educação Superior, assim como discentes de cursos de licenciatura, para desenvolver concepções e práticas pedagógicas alinhadas aos princípios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), visando atender ao coletivo e às singularidades dos(as) estudantes.   Serão ofertadas 5000 (cinco mil) vagas para o Curso de Extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, para os seguintes perfis de participantes, em ordem de prioridade: - Grupo 1 - professores(as) da Educação Básica da rede pública que atuem em sala de aula e/ou em Atendimento Educacional Especializado (AEE); - Grupo 2 - professores(as) da Educação Básica da rede privada que atuem em sala de aula e/ou em Atendimento Educacional Especializado (AEE); - Grupo 3 - professores(as) da Educação Superior; - Grupo 4 - professores(as) de cursos técnicos; - Grupo 5 - estudantes de cursos de licenciatura.   O curso terá uma carga horária total de 120 horas, dividida em 4 (quatro) módulos, com duração de 3 (três) meses, previsto de março a maio de 2025.   O material didático-pedagógico do curso (incluindo atividades síncronas e assíncronas) será disponibilizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), observados os requisitos de acessibilidade.   As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via internet, por meio do portal SIGAA, no endereço eletrônico https://sig.unb.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf, no período de 17/02/2025 até 28/02/2025. No ato da inscrição, é obrigatório anexar documento de vínculo institucional, a fim de comprovar o perfil do(a) cursista.    A Chamada Pública para inscrição dos cursistas está disponível no link https://cead.unb.br/editais/processo-seletivo-simplificado-para-admissao-de-discentes-no-curso-de-extensao-em-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-no-ambito-da-universidade-aberta-do-brasil-uab.    Informações complementares sobre o curso estão disponíveis no site do CEAD, no link https://cead.unb.br/educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva/.    Contamos com a sua participação! Atenciosamente, Profa. Dra. Sinara Pollom Zardo Coordenadora do Curso de Extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

  • Quadro de Informações PPGEMP

    As inscrições para o XVI Simpósio Interamericano de Etnografia e Educação, a ser realizado de 22 a 25 de setembro de 2025 na Universidade de Campinas (Unicamp, Brasil), já estão abertas! Propostas de trabalho podem ser enviadas até 30 de abril de 2025. Mais informações e link para inscrição e envio de trabalhos no site: https://xvisiee.wixsite.com/inicio    

  • Notícias

    O evento ocorrerá nesta sexta-feira, 07/02/2025, às 09h na Sala Papirus - FE1 e contará com as participações de Henrique Tahan Novaes – Unesp (organizador e autor), Maria da Conceição da Silva Freitas TEF/FE/UnB (autora); Caetana Juracy Rezende Silva - TEF/FE/UnB, com a mediação de Claúdio Nei Nascimento - IFB   Acompanhe ao vivo Clicando Aqui     Sobre o livro:     Este livro é o terceiro de uma trilogia resultante de ampla pesquisa sobre a educação profissional brasileira. Além da origem e do tema, no entanto, há outras especificidades comuns aos três livros merecedoras de destaque. A primeira delas é a busca por situar a políticas educacionais no âmbito das contrarreformas que têm marcado o Estado brasileiro desde o golpe de 2016. Como o leitor poderá́ perceber, o pano de fundo dos capítulos que integram a coletânea baseia-se nas agruras da política ultraconservadora e antipopular adotada pelos governos de turno do período 2016-2022. Política, aliás, tida como guia também por diversos governos estaduais, como bem evidencia o livro. O segundo ponto comum aos volumes da trilogia diz respeito à maneira como é assumido o campo complexo que caracteriza a educação profissional brasileira. Há um realce, particularmente acentuado neste volume, à síntese “Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, que, imagino, não foi escolhido à toa. A luta por um projeto educacional centrado politicamente na noção de politecnia é o que fornece conteúdo e forma ao conceito de EPT: educação, ideia mais abrangente que ensino; profissional, menos impositiva que profissionalizante; tecnológica, remetendo aos determinantes sociais e políticos da tecnologia, muito além de uma mera força produtiva – desde Marx, passando pelos pioneiros da educação soviética e por Gramsci, é legítimo o uso da expressão “educação tecnológica” para tratar da politecnia.    

  • Quadro de Informações PPGEMP

    Prezados(as)  I Ciclo de Conferências em História da Educação da Universidade de Brasília    

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CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA COMPOR O PROJETO LeiA - Leitura e Ação Lúdico- Pedagógica para Crianças do Edital no 02/2023 da Casas Universitárias de Cultura (CUC)

 

 

Chamada pública para formação de cadastro reserva de Estudantes da Graduação interessados/as em participar Projeto LeiA - Leitura e Ação Lúdico-Pedagógica para Crianças

 

Documentos:

  • Edital - Chamada pública - PROJETO LeiA - Leitura e Ação Lúdico-Pedagógica para Crianças do Edital no 02/2023 da Casas Universitárias de Cultura (CUC) (PDF)