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Chamadas Internas PPGE
Chamada Interna nº 12/2024 - Processo Seletivo Simplificado para seleção de bolsista de nível superior
Chamada Interna nº 12/2024 - Processo Seletivo Simplificado para seleção de bolsista de nível superior (Estudantes de pós-graduação Stricto Sensu da UnB). Acesse o edital [aqui]; Inscrições: 25/04/2024 a 02/05/2024; Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/ZHUtVdwdhZ17XQtv5
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Chamadas Internas PPGE
CHAMADA PÚBLICA INTERNA PPGE N.11/2024 Auxílio para aquisição de passagens aéreas nacionais e internacionais.
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) torna público o presente Edital, que visa estimular a participação dos docentes regularmente credenciados no PPGE, em eventos científicos nacionais e internacionais. Público-alvo: docentes permanentes do PPGE/FE/UnB; Inscrições até às 12h00min do dia 12 de abril de 2024; Acesse o edital [aqui]; Acesse o resultado [aqui].
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Notícias
seleção para uma bolsa de extensão no projeto “Museu do Cerrado, espaço virtual multidisciplinar para a promoção da Educação Ambiental
O Museu do Cerrado está com o processo de seleção para bolsa de extensão aberto.As pessoas candidatas devem acessar o SIGAA com seu login e senha, entrar no menu “Bolsas", "Oportunidades de bolsas", “Tipo de bolsa: Extensão”, selecionar o projeto “Museu do Cerrado, espaço virtual multidisciplinar para a promoção da Educação Ambiental” e se cadastrar. Acesse [aqui]
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Chamadas Internas PPGE
CHAMADA PÚBLICA INTERNA PPGE N. 10/2024 - AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO MATRICULADOS EM CURSOS STRICTO SENSU - EDITAL DPG NO 0006/2024
CHAMADA PÚBLICA INTERNA PPGE N. 10/2024 AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO MATRICULADOS EM CURSOS STRICTO SENSU - EDITAL DPG NO 0006/2024 COTAS DE AUXÍLIOS PARA ESTUDANTES DE MESTRADO (R$ 2.100,00) E PARA ESTUDANTES DE DOUTORADO (R$ 3.100,00). Acesse [aqui] Resultado provisório [aqui] Resultado do recurso [aqui] Resultado final [aqui]
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Notícias
Edital de seleção de bolsistas PIBEX 2024
Projeto: Diálogos com experiências educacionais inovadoras – 13 anos do projeto Autonomia. Seleção pública de estudantes da UnB interessados em participar como bolsista do projeto Autonomia. Acesse o edital [aqui]
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Notícias
Chamada pública para seleção de bolsistas junto ao edital REDE DE POLOS DE EXTENSÃO-REPE PARANOÁ
Chamada pública para seleção de bolsistas junto ao edital REDE DE POLOS DE EXTENSÃO-REPE PARANOÁ, no âmbito da Faculdade de Educação. A Coordenação do Projeto “Educação Social Transformadora: Fortalecendo o Projeto Setor de Capacitação Social”, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital para a seleção de estudantes de graduação da Universidade de Brasília, para atuarem como extensionistas bolsistas e voluntários na REDE DE POLOS DE EXTENSÃO-REPE, observando o disposto na Resolução da Câmara de Extensão n. 01/ 2022; CAD 003/2018 e DEX 02/2018. Acesso o editall [aqui]
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Notícias
PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA 2024– FE/UnB CHAMADA PÚBLICA N° 001/2024 Projeto: Projeto de Extensão Arte de Rimar
Chamada pública para seleção de bolsistas junto ao edital REDE DE POLOS DE EXTENSÃO-REPE, no âmbito da Faculdade de Educação. A Coordenação do Projeto “Projeto de Extensão Arte de Rimar - A educação na formação social de MCs de batalha”, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital para a seleção de estudantes de graduação da Universidade de Brasília, para atuarem como extensionistas bolsistas no Polo de Extensão Regional Ceilândia, observando o disposto na Resolução da Câmara de Extensão n. 01/ 2022. Acesse o edital [aqui].
Histórico
O que é a FE?
O projeto original da Faculdade de Educação foi concebido sob orientação do educador Anísio Teixeira, um dos idealizadores e fundadores da Universidade de Brasília, e então Reitor da UnB, em 1963. A FE que existia no Plano Orientador da UnB não se implantou de imediato. Em conseqüência da intervenção militar na Universidade de Brasília, (ocupada no dia nove de abril de 1964) - e de uma série de outras circunstâncias políticas nesse período, a FE somente começou a ser efetivamente implantada em 1966. Quatro anos depois estava em pleno funcionamento, tendo definidos seu estatuto e regimento, e oferecendo curso de graduação em Pedagogia, que foi reconhecido em dezembro de 1972. Em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases em vigor, o curso oferecia várias habilitações: Magistério do 2º. Grau, Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Administração Escolar, Inspeção Escolar, e a partir de 1975, Tecnologia Educacional.
O mestrado foi implantado oficialmente em 1974, com duas áreas de concentração: Educação Brasileira e Planejamento Educacional e, posteriormente, Currículo. Atualmente, a Pós-Graduação inclui o Doutorado e define as três áreas como Aprendizagem e Trabalho Pedagógico, Políticas Públicas para a Educação e Tecnologias na Educação.
Em 1988 foi realizada uma reforma curricular, fruto de demorada discussão. Em 1994 a Faculdade de Educação iniciou a oferta do primeiro curso noturno de graduação na UnB. Nova reformulação curricular foi realizada e está em vigor desde 2003. O atual Projeto Acadêmico também resultou de vários anos de discussão pela comunidade acadêmica da FE. Em razão desse processo, que se desenvolveu ao mesmo tempo em que se discutiam nacionalmente as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, o novo currículo já reflete, em grande parte, as diretrizes que vigoram desde abril de 2006.
FE na UnB: vínculo fundamental com a UnB
A Faculdade de Educação ocupou lugar de destaque no plano original da UnB, inclusive numa concepção de educação que envolvia as tecnologias de comunicação e informação. A FE ostenta, ainda, um vínculo fundamental com a história desta universidade: ocupa os três primeiros prédios construídos no campus, FE-1, FE-3 e FE-5, onde funcionaram os primeiros cursos, o auditório destinado às solenidades acadêmicas (Dois Candangos), e a própria Reitoria.
Atualmente, ao mesmo tempo em que busca manter sua identidade com o projeto original da UnB e com sua formulação no conjunto dos ideais expressados por Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e tantos outros educadores, a Faculdade de Educação tenta integrar-se à realidade tecnológica e cultural de uma sociedade que cada vez mais se define pelo conhecimento. O desafio é fazê-lo sem abdicar do senso crítico, da ousadia acadêmica e de uma adequada percepção de seu papel na formação dos educadores.
Missão
Formar educadores capazes de intervirem na realidade, através de uma atuação profissional crítica, contextualizada, criativa, ética, coerente e eficaz, buscando a plena realização individual e coletiva.
Objetivos
- Formar profissionais capazes de articular o fazer e o pensar pedagógico para intervir nos mais diversos contextos sócio-culturais e organizacionais que requeiram sua competência.
- Formar profissionais conscientes de sua historicidade e comprometidos com os anseios de outros sujeitos, individuais e coletivos, socialmente referenciados para formular, acompanhar e orientar seus projetos educativos.
- Preparar educadores capazes de planejar e realizar ações e investigações que os levem a compreender a evolução dos processos cognitivos, emocionais e sociais considerando as diferenças individuais e grupais.
- Formar profissionais comprometidos com seu processo de auto-educação e de formação continuada.
Registro Arquitetônico
O conjunto da FE é composto por três edificações de partidos distintos, que receberam tratamentos arquitetônicos diversos, e são denominadas de FE 1, FE 3 e FE 5. No entanto, todos os pavilhões apresentam três características comuns: dialogam entre si, articulam-se em torno de pátios centrais e possuem grande qualidade arquitetônica.