-
Chamadas Internas PPGE
Chamada Interna nº 12/2024 - Processo Seletivo Simplificado para seleção de bolsista de nível superior
Chamada Interna nº 12/2024 - Processo Seletivo Simplificado para seleção de bolsista de nível superior (Estudantes de pós-graduação Stricto Sensu da UnB). Acesse o edital [aqui]; Inscrições: 25/04/2024 a 02/05/2024; Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/ZHUtVdwdhZ17XQtv5
-
Chamadas Internas PPGE
CHAMADA PÚBLICA INTERNA PPGE N.11/2024 Auxílio para aquisição de passagens aéreas nacionais e internacionais.
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) torna público o presente Edital, que visa estimular a participação dos docentes regularmente credenciados no PPGE, em eventos científicos nacionais e internacionais. Público-alvo: docentes permanentes do PPGE/FE/UnB; Inscrições até às 12h00min do dia 12 de abril de 2024; Acesse o edital [aqui]; Acesse o resultado [aqui].
-
Notícias
seleção para uma bolsa de extensão no projeto “Museu do Cerrado, espaço virtual multidisciplinar para a promoção da Educação Ambiental
O Museu do Cerrado está com o processo de seleção para bolsa de extensão aberto.As pessoas candidatas devem acessar o SIGAA com seu login e senha, entrar no menu “Bolsas", "Oportunidades de bolsas", “Tipo de bolsa: Extensão”, selecionar o projeto “Museu do Cerrado, espaço virtual multidisciplinar para a promoção da Educação Ambiental” e se cadastrar. Acesse [aqui]
-
Chamadas Internas PPGE
CHAMADA PÚBLICA INTERNA PPGE N. 10/2024 - AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO MATRICULADOS EM CURSOS STRICTO SENSU - EDITAL DPG NO 0006/2024
CHAMADA PÚBLICA INTERNA PPGE N. 10/2024 AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO MATRICULADOS EM CURSOS STRICTO SENSU - EDITAL DPG NO 0006/2024 COTAS DE AUXÍLIOS PARA ESTUDANTES DE MESTRADO (R$ 2.100,00) E PARA ESTUDANTES DE DOUTORADO (R$ 3.100,00). Acesse [aqui] Resultado provisório [aqui] Resultado do recurso [aqui] Resultado final [aqui]
-
Notícias
Edital de seleção de bolsistas PIBEX 2024
Projeto: Diálogos com experiências educacionais inovadoras – 13 anos do projeto Autonomia. Seleção pública de estudantes da UnB interessados em participar como bolsista do projeto Autonomia. Acesse o edital [aqui]
-
Notícias
Chamada pública para seleção de bolsistas junto ao edital REDE DE POLOS DE EXTENSÃO-REPE PARANOÁ
Chamada pública para seleção de bolsistas junto ao edital REDE DE POLOS DE EXTENSÃO-REPE PARANOÁ, no âmbito da Faculdade de Educação. A Coordenação do Projeto “Educação Social Transformadora: Fortalecendo o Projeto Setor de Capacitação Social”, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital para a seleção de estudantes de graduação da Universidade de Brasília, para atuarem como extensionistas bolsistas e voluntários na REDE DE POLOS DE EXTENSÃO-REPE, observando o disposto na Resolução da Câmara de Extensão n. 01/ 2022; CAD 003/2018 e DEX 02/2018. Acesso o editall [aqui]
-
Notícias
PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA 2024– FE/UnB CHAMADA PÚBLICA N° 001/2024 Projeto: Projeto de Extensão Arte de Rimar
Chamada pública para seleção de bolsistas junto ao edital REDE DE POLOS DE EXTENSÃO-REPE, no âmbito da Faculdade de Educação. A Coordenação do Projeto “Projeto de Extensão Arte de Rimar - A educação na formação social de MCs de batalha”, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital para a seleção de estudantes de graduação da Universidade de Brasília, para atuarem como extensionistas bolsistas no Polo de Extensão Regional Ceilândia, observando o disposto na Resolução da Câmara de Extensão n. 01/ 2022. Acesse o edital [aqui].
Sobre a extensão
Extensão: Interface com o ensino e a pesquisa
A função precípua da universidade é produzir conhecimento e torná-lo acessível. Mas que conhecimento é esse? Aquele que permite o melhoramento das práticas sociais quando a sociedade se defronta com problemas ou limitações impostos pela realidade. Se não for assim, teremos uma universidade com produções de pesquisa que ficam empoeirando nas prateleiras de bibliotecas ou na memória das bancas examinadoras.
O que confere sentido no âmbito da pesquisa é sua relação com o Outro e a Extensão não se justifica quando assume uma posição autônoma em relação a ambos. Põe-se um problema no tripé universitário (ensino-pesquisa-extensão) quando cada pé toma o seu próprio rumo, gerando um antagonismo na proclamada indissociabilidade.
A credibilidade de que a competência acadêmica e pedagógica é indiferente às relações acadêmicas fora da sala de aula e dos laboratórios conduz à compreensão de que a Extensão é algo alheio e levada à cabo por quem não tem a aludida competência. Esta percepção induz a pensar na atuação na extensão pelo viés da sensibilidade social e desmerecimento do saber científico, fortalecendo sua prática no assistencialismo e sem articulação acadêmica (sem a presença dos discentes ou inserindo-os em treinamento, sem a constituição de base de dados para novos conhecimentos e subsídios para discussão em sala de aula).
O método para a indissociabilidade pressupõe a prática do ENSINO, com destaque para a transmissão e apropriação do saber historicamente acumulado e sistematizado; o desenvolvimento da PESQUISA, processo de construção do saber, objetivação e materialização desse conhecimento e EXTENSÃO, que pressupõe a intervenção na realidade e o retorno de uma retroalimentação do ensino e da pesquisa, organicamente unidos.
Concepção da Extensão Universitária
Paulo Freire na obra “Extensão ou Comunicação? (8ª edição, 1983) aponta que a ação educadora do professor deve ser a da comunicação se quiser chegar ao Ser Humano concreto inserido numa realidade histórica e não a um ser abstrato. Ele reflete sobre a relação entre sujeitos em diferentes níveis de formação da seguinte forma: “conhecer não é um ato através do qual um sujeito transformado em objeto, recebe dócil e passivamente os conteúdos que outro lhe dá ou impõe. O conhecimento pelo contrário, exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer sua ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica invenção e reinvenção” (p. 7).
O professor Renato Hilário dos Reis (FE/UnB) destaca essa relação entre os sujeitos envolvidos nas ações de extensão universitária através de uma tipologia: 1) eventista-inorgânica e, 2) orgânica-processual. No primeiro tipo prevalece uma relação pontual e sem compromisso com a comunidade, que se vincula à concepção tradicional de ciência. No segundo tipo inclui-se o sentido da permanência da relação acadêmica com a intervenção para a mudança, prevalecendo a democratização da ciência.
Articulações da Extensão na Faculdade de Educação
A universidade tem o papel de retornar à sociedade o saber que dela se origina e no entendimento da articulação com sujeitos ativos e não passivos. Assim é que é possível estabelecer contribuições recíprocas entre a Faculdade de Educação com a comunidade do DF e Entorno para o fortalecimento do processo de organização social dos sujeitos dessa relação.
A possibilidade de maior articulação entre ensino-pesquisa-extensão também se vincula ao fomento de espaços de decisão envolvendo todos os sujeitos interessados na ação. A instituição de um conselho comunitário na unidade acadêmica com a participação de representantes entidades de trabalhadores da educação; Secretaria de Educação do DF; organizações não-governamentais ligadas à educação formal ou não-formal e discentes do ensino presencial e a distância representa um marco na constituição de uma extensão universitária orgânica, processual, participativa e integrada.