A Pedagogia Necessária na Vida e no Universo

Quem são os pedagogos e as pedagogas que recebem o nosso aplauso no dia 20 de maio?

São profissionais sensíveis às diferenças pessoais e sociais e que reconhecem a humanidade pedagógica que habita em nós. A edificação bem planejada se sustenta em base sólida.

Esse ideário no campo educacional posiciona a pedagogia como esfera epistemológica e profissional que cria e pratica a educação.

Da creche, passando pela alfabetização à pós-graduação, nos espaços sociais que demandam uma relação entre ensinar e aprender, há lugar para a pedagogia e seus profissionais.

A posição da pedagogia na sociedade resulta da luta incansável dos seus trabalhadores e trabalhadoras pela sua legitimidade.

A pedagogia como profissão, indispensável para consolidar a educação básica, direito objetivo, ainda é negligenciada pelos parcos aportes de recursos destinados a sua manutenção.

A retórica da prioridade educacional se faz presente no discurso político, mas insuficiente na designação e no fortalecimento da sua base material.

Neste cenário, o que temos a comemorar?

1) Nossa coragem para resistir coletivamente às tentativas de desconstrução e desqualificação da pedagogia crítica ao longo da sua histórica;

2) O fato de estarmos vivos, sobreviventes de uma pandemia sem tréguas;

3) O nosso trabalho cotidiano e profícuo para que as instituições educativas, em particular as escolas e as universidades, se afirmem como instituições públicas indispensáveis à educação científica e laica;

4) A esperança de que a pedagogia, pela inequívoca e inexorável necessidade social, ainda alcançará a proeminência que merece nas políticas e nas práticas educativas;

5) A luta contínua pelas garantias de direitos trabalhistas no exercício da profissão;

6) O direito à formação profissional continuada em serviço;

7) A liberdade de expressão e acesso aos bens culturais;

8) A livre manifestação do pensamento pedagógico autônomo e crítico;

9) A gestão democrática nos espaços de trabalho;

10) Nossa consciência firme de que a vida e o universo para existirem necessitam da pedagogia.