• Criatividade e inovação na perspectiva histórico-cultural

Processos de criatividade e de inovação em diferentes contextos, niveis e modalidades de ensino . O estudo da criatividade na aprendizagem e das interrelações entre criatividade e desenvolvimento da subjetividade . A especificidade dos processos de inovação nas instituições educativas e as condições que possibilitam sua emregência.

• Docente: Profª Drª Albertina Mitjáns Martínez (Lattes)

• Ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano

Compreensão da expressão da subjetividade nos processos de aprender e ensinar junto a estudantes com dificuldades de aprendizagem, seu contexto e singularidades. As possibilidades de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino e em diferentes contextos educativos. Concepções de desenvolvimento humano e aprendizagem, seus impasses nos processos de subjetividades dos educandos.

• Profª Drª Viviane Neves Legnani (Lattes)

• Processos de escolarização

O caráter da escola e do processo de escolarização. A expansão social do processo de escolarização. A escolarização das atividades humanas. A articulação entre escola, infância e desenvolvimento psicológico. Processos de escolarização e desenvolvimento do pensamento. A relação entre escola e o surgimento da idéia de patologias do desenvolvimento. A relação entre ensino e desenvolvimento psicológico. A relação professor-aluno. A função do professor.

• Docente: Profª Drª Patrícia Lima Martins Pederiva (Lattes)

• Subjetividade e representações sociais nos espaços educativos

Processos de constituição do sujeito em contextos educacionais, com ênfase na abordagem sócio-histórica. Estudo das possibilidades, perspectivas e limites das aplicações e metodologias das representações sociais.

• Docentes: Profª Drª Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida (Lattes)

• Sujeito, linguagem e aprendizagem

A relação entre os sujeitos do ensinar-aprender e os processos simbólicos em contextos escolares e não-escolares. A linguagem como comunicação e estruturação de pensamento. Aquisição de fala e linguagem e distúrbios da comunicação. Fala-linguagem-comunicação e desenvolvimento atípico. Aspectos da saúde fonoaudiológica e educação.

• Docente: Profª Drª Cristina Massot Madeira Coelho (Lattes)

• Práticas pedagógicas na educação de pessoas jovens e adultas: processos de ensino e aprendizagem

Ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano de pessoas jovens e adultas. A formação de educadores/as de jovens e adultos/as numa perspectiva crítica e inovadora. Processos educacionais na Educação de pessoas jovens e Adultas em diálogo com a teoria histórico-cultural e a educação popular. Relações entre educação popular e escolarização de pessoas jovens e adultas (EPJA). Processos formativos na EPJA como estratégias de superação das desigualdades sociais.

• Docente: Profa. Dra. Maria Clarisse Vieira (Lattes)

• Narrativas, memórias e ressignificação de saberes de sujeitos em relação ao território

O direito à cidade para e com crianças e jovens; espacialidade das crianças e jovens, articulação da educação com o território em sua complexidade histórico e geográfica. Geografia e Infância, da Juventude e das famílias.

• Docente: Profa. Dra. Maria Lidia Bueno Fernandes (Lattes)

• Teoria da Subjetividade, educação e saúde

Processos subjetivos envolvidos na atenção à saúde mental e na educação, questões epistemológicas, metodológicas e teóricas implicadas na articulação entre saúde e educação.

• Docente: Prof. Dr. Daniel Magalhães Goulart (Lattes)