• Avaliação institucional e suas implicações na gestão da educação superior

Avaliação institucional: concepções, processos e metodologias. Configuração e papel da avaliação para as instituições frente à administração superior. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior como base para a definição de políticas, organização e gestão do sistema educacional. Expansão, acesso, democratização, relação público/privado e avaliação da educação superior, com ênfase em abordagens qualitativas.

• Docente: Prof. Dr. José Vieira de Souza (Lattes)
  • Desenvolvimento de ações e projetos de Educação Profissional e Tecnológica (EP&T) e o desenvolvimento territorial

Integração de ações e projetos de educação profissional e o desenvolvimento territorial. Gestão das ações no campo da educação e do trabalho e sua relação com as instituições. Articulação institucional e o papel dos atores sociais na promoção do capital social com vistas ao desenvolvimento do território e sua relação coma EP&T.

• Docente: Prof. Dr. Remi Castioni (Lattes)
  • Organismos internacionais e gestão da educação básica

Políticas dos organismos internacionais e suas implicações nas políticas de educação básica, com prioridade para o ensino médio. Estado e gestão da escola e dos Sistemas de ensino. Conselhos de educação e controle social. História da Educação no Distrito Federal.

• Docente: Profª Drª Maria Abádia da Silva (Lattes)
  • Trabalho e Educação: Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Ensino Médio

Produção do saber pelos processos e dimensões educativos e escolares presentes nas práticas sociais do trabalhador. Metodologias educacionais centradas no Trabalho mediadas ou não pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC’s). Formas de gestão e de organização de trabalhadores: sindicatos, movimentos sociais e cooperativas (Economia Solidária).

• Docente: Prof. Dr. Erlando da Silva Rêses (Lattes)
  • Financiamento da educação básica e superior

Fontes de financiamento da Educação. Vinculação constitucional de recursos e a manutenção e desenvolvimento do ensino. Orçamento do MEC, de estados e municípios. Desigualdades educacionais e desigualdades no financiamento. O FUNDEF e o FUNDEB. O financiamento da universidade federal, das universidades estaduais paulistas, e a autonomia universitária. O público e o privado em Educação. O FIES e o ProUni. Trajetória das políticas públicas para o financiamento da Educação.

• Docente: Profa. Dra. Cristina Helena Almeida de Carvalho (Lattes)
  • A política de avaliação da educação básica

A avaliação educacional em larga escala. Metodologia da avaliação educacional em larga escala. Medidas em educação. A validade das avaliações educacionais. Fatores contextuais relacionados ao desempenho escolar. Avaliação de programas educacionais e sociais. Indicadores e metas educacionais. Uso dos resultados das avaliações. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Padrões para a testagem em educação.

• Docente: Profª. Drª. Girlene Ribeiro de Jesus (Lattes)