O que representou o Golpe Militar de 1964 para a Universidade de Brasília? Como o movimento associativista, estudantil e sindical foi atingido? Eis o foco deste evento para todos os segmentos da universidade e convidados/as externos (as). A UnB sofreu quatro momentos de invasão do Exército e forças policiais para reprimir estudantes, professores e técnicos, com o pretexto de se combater o comunismo, a autonomia universitária e resistências ao regime. É conhecida a história do líder estudantil da UnB Honestino Guimarães, desaparecido e até hoje sem localização do corpo. Houve também confinamento e prisão de pessoas, entre estudantes, docentes, pais, congressistas, numa quadra de esportes, perto da Faculdade de Educação e Praça Chico Mendes e ao lado da praça Edson Luís (assassinado por policiais militares no restaurante Calabouço, centro do RJ, em 1968). Essa história pode ser vista no filme Barra 68 - sem perder a ternura - do professor emérito da UnB, Vladimir Carvalho. A atividade é uma parceria entre o Grupo de pesquisa @conscienciaunb (FE/UnB), O Grupo de Estudos e Pesquisas para o Trabalho @gept.unb (ICS/UnB) e o Sindicato dos Servidores Técnico-administrativos da UnB @sintfub_unb, e contará com presença do professor emérito da UnB, Sadi Dal Rosso (aposentado/ICS) e Francisca Nascimento de Albuquerque, da coordenação de Assuntos de Aposentadoria do SINTFUB. Acompanhe pelo youtube em @grupoconsciencia-feunb1904 ou venha conhecer essa história e trazer a sua contribuição!