A Coordenação do PPGE/UnB e a Direção da Faculdade de Educação, convidam aos docentes e estudantes a participarem das atividades do professor-visitante, no âmbito do Edital CAPES PrINT 03/2023, entre os dias 4 a 13 de setembro, cujas atividades se desenvolvem na FE, tanto para os alunos da graduação como da pós-graduação. 

O professor Fernando Marhuenda Fluixá é professor Titular da Universitat de València junto ao Departamento de Didáctica y Organización Escolar da Faculdade de Filosofia e Ciências da Educação, onde obteve o título de Doutor em 13 de julho de 1994. É líder do grupo de Pesquisa,  Transiciones entre formación y empleo en contextos de Vulnerabilidad Social – TRANSICION. Tem forte atuação na formação de pedagogos sociais, que é uma oferta formativa da Universidade de València, para espaços educativos não-escolares. 

Um dos seus trabalhos mais recentes denomina-se: QUÉ EDUCACIÓN QUEREMOS: PROPUESTAS PARA LA PRÓXIMA DÉCADA, organizado em parceria com Jaume Pastor Climente no âmbito da Cátedra PROSPECT CV 2030 da Comunidade Valenciana. O referido documento aprofunda as recomendações da Unesco reunidas no documento intitulado: Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação, de 2022. 

<https://prospectcv2030.com/wp-content/uploads/2022/12/info_edu.pdf>. 

O professor tem uma importante produção científica que dialoga com os temas da transição da escola-trabalho. Suas produções são bem referenciadas na base Scopus e é o principal pesquisador sobre os temas do Sistema Dual na Espanha e pioneiro nos estudos sobre as escolas de Segunda Oportunidade, que será objeto de suas intervenções na FE. 

A Universidade de Valência foi fundada em 1499 e tem número de alunos similiar a UnB. A Universidade está bem situada nos rankings que medem o desempenho das  universidades do Mundo. Valência é protagonista na Europa por recepcionar o maior número de estudantes do bloco no âmbito do Erasmus+, que abre a possibilidade de intercâmbio não somente de alunos de mestrado e doutorado, mas também da educação básica, como dirigentes escolares, etc. 

Esta é uma Atividade de Extensão. Inscreva-se no SIGAA: 

https://sigaa.unb.br/sigaa/public/extensao/areaInternaCursosEventosExtensao.jsf

A coordenação é do professor Remi Castioni.