Vídeos que ensinam a utilizar o software livre já podem ser acessados abertamente



A Cátedra UNESCO em EaD acaba de produzir e disponibilizar gratuitamente, na plataforma Eduplay, uma série com oito vídeo-tutoriais sobre o Zotero, um software livre criado para gerenciar dados bibliográficos em pesquisas e trabalhos acadêmicos. Gerenciadores são essenciais na organização de pesquisas, incluindo citações, anotações e referências, que pelo software, podem ser também utilizadas de forma colaborativa em grupos online.

 

 

Os tutoriais abordam desde a instalação até o gerenciamento de grupos para realização de trabalhos em equipe, ensinando como inserir as referências e conectar o Zotero ao editor de texto de preferência do usuário (como LibreOffice e Word). Todo o material foi produzido com software livre, tem uma licença aberta (CC-BY-SA 4.0) e encontra-se legendado em português, inglês e espanhol.

 

 

A equipe que atuou na produção dos vídeos sob a supervisão da Cátedra e que ministrou as oficinas presenciais e online sobre o aplicativo, oferecidas entre março e junho deste ano, participará de um webinar promovido pela Cátedra, contando sobre o processo de produção e apresentando os recursos utilizados, no dia 30 de agosto de 2023, às 19h. Link para participar do webinar.

 

 

Os tutorais estão disponíveis na plataforma Eduplay: https://eduplay.rnp.br/portal/playlist/183064



Post original no site da Cátedra: https://catedra.fe.unb.br/noticias/133-catedra-disponibiliza-t-utoriais-sobre-aplicativo-de-gerenciamento-de-referencias-bibliograficas-zotero

 

Essa iniciativa contou com apoio financeiro do projeto "Boas práticas em redes na implantação e implementação dos sistemas de informação para a infância e a adolescência" (PNUP/UnB/FUNAPE).