"Educação, Sociedade e Cultura".

 

A área “Educação, Sociedade e Cultura” se compõe de professoras(es) das seguintes disciplinas: Filosofia da Educação, História da Educação, Pesquisa em Educação e Sociologia da Educação.

 

As(os) professoras(es) responsáveis pela oferta de cada disciplina:

  • Filosofia da Educação: profa. Luciana Foina e prof. Rainri Back;
  • História da Educação: profa. Iracilda Pimentel, prof. José Villar, prof. Juarez Tuchinski, profa. Lívia Freitas e profa. Maria Abádia;
  • Pesquisa em Educação: profa. prof. Bernardo Kipnis e Catia Piccolo;
  • Sociologia da Educação: prof. Carlos Lopes e Wivian Weller.

 

 

"Educação Ambiental e Ecologia Humana".

 

A Área Educação Ambiental e Ecologia Humana tem como objetivo produzir conhecimentos e construir processos pedagógicos que viabilizem ações relativas às questões socioambientais e seus marcos legais/institucionais. Nessa perspectiva, atua na exploração das diversas dimensões articuladas à problemática socioambiental com vistas à construção de uma tomada de posição dos sujeitos que dela participam e de uma ação transformadora em relação a si mesmos, ao contexto em que estão inseridos e ao mundo em que vivem.

A linha mestra é a vinculação dos processos de Educação Ambiental a uma compreensão de um mundo em crise e à necessidade de mudanças para o enfrentamento dessa crise, tanto em seus aspectos simbólicos quanto concretos. Nesse sentido, os eixos centrais de atuação concentram-se na mudança de visão de mundo, das relações dos seres humanos consigo mesmos e com a natureza não humana e na organização coletiva dos grupos sociais para participar da gestão democrática dos ambientes e dos (recursos) bens naturais a serem protegidos.

A relação entre Ecologia Humana e Educação Ambiental abre um vasto campo epistemológico à pesquisa científica. Conhecimentos, valores e vivências que contribuem para a construção do sujeito ecológico, percepção ambiental, percepção de crise, compreensão da sustentabilidade e da escola como espaço socioambiental de construção do conhecimento e produção de sentidos são alguns enfoques abordados.

A área busca desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, em nível de graduação e pós-graduação, participando ativamente dos debates curriculares, da formação de educadores e da formação pedagógica em espaços não formais e comunitários. As ações estão vinculadas às temáticas educação, gestão ambiental e ecologia humana, desenvolvimento sustentável, construção e formação de valores, o cerrado como eixo pedagógico, entre outros.