Educação em Ciências e Matemática – ECMA

• 1Aprendizagem Lúdica

Desenvolvimento dos fundamentos, estratégias e inovações pedagógicas para enriquecimento curricular, formação de professores e atuação no ensino infantil, fundamental, médio e superior com ênfase na educação matemática. Destacam-se, também, sub-projetos voltados para o ensino especial (particularmente com deficientes visuais) e a educação enxadrística.

• Docente: Prof. Dr. Antônio Villar
  • 2Educação científica para cidadania, CTS e livros didáticos

Objetivos e princípios de processos de letramento/alfabetização científica no contexto do ensino de Ciências. As relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Ciências. Educação ambiental no ensino de Ciências. Interações discursivas e processos argumentativos na discussão de temas sociocientíficos em aulas de Ciências. Livros didáticos de Ciências.

• Docente: Prof. Dr. Wildson Luiz Pereira dos Santos
  • 3Educação Matemática - aprendizagem e formação

A construção do conhecimento matemático na escola. Constituição da mediação pedagógica na aprendizagem matemática. Mudanças na práxis da educação matemática por meio da pesquisa. Epistemologia da produção matemática nos anos iniciais. O lúdico na Educação Matemática. “Ser matemático” e a constituição do sujeito.

• Docente: Prof. Dr. Cristiano Alberto Muniz
  • 4Educação Matemática, Avaliação e Criatividade

Relações entre os processos de ensino e aprendizagem da Matemática e a avaliação (da aprendizagem, institucional e em larga escala). Avaliação de programas educacionais e de políticas públicas que envolvem o trabalho pedagógico com a Matemática e a formação de professores de Matemática. Criatividade no campo da Matemática: abordagens teóricas, estratégias para o desenvolvimento da criatividade e avaliação da criatividade em Matemática.

• Docente: Prof. Dr. Cleyton Hércules Gontijo
  • 5Processos de ensino e aprendizagem dos conhecimentos científicos e tecnológicos

Aspectos históricos e especificidades epistemológicas do processo de disciplinarização dos conhecimentos científicos e tecnológicos; expressão dos conteúdos disciplinares na prática pedagógica, em materiais curriculares (livros didático, Software, documentário etc), nos meios de comunicação e outros espaços de divulgação do conhecimento científico; Ensino e aprendizagem dos conhecimentos científicos e tecnológicos nos diferentes níveis de escolaridade e contextos de aprendizagens (formal, informal e não formal); Linguagem e ensino de ciências.

• Docente: Profª. Drª Maria Helena da Silva Carneiro