Políticas Públicas e Gestão da Educação - POGE

• 1Avaliação de políticas públicas para a educação básica

Avaliação integrada de políticas públicas definidas para a educação. Avaliação dos impactos das avaliações em larga escala sobre os sistemas de ensino. Propostas de formulação, gestão e implementação de modelos avaliativos aplicados ao sistema educacional brasileiro. Processos metodológicos e usos sociais da avaliação institucional em programas, projetos e sistemas educacionais.

• Docente: Profª Drª Marília Fonseca
  • 2Avaliação institucional e suas implicações na gestão da educação superior

Avaliação institucional: concepções, processos e metodologias. Configuração e papel da avaliação para as instituições frente à administração superior. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior como base para a definição de políticas, organização e gestão do sistema educacional. Expansão, acesso, democratização, relação público/privado e avaliação da educação superior, com ênfase em abordagens qualitativas.

• Docente: Prof. Dr. José Vieira de Souza
  • 3Desenvolvimento de ações e projetos de Educação Profissional e Tecnológica (EP&T) e o desenvolvimento territorial

Integração de ações e projetos de educação profissional e o desenvolvimento territorial. Gestão das ações no campo da educação e do trabalho e sua relação com as instituições. Articulação institucional e o papel dos atores sociais na promoção do capital social com vistas ao desenvolvimento do território e sua relação coma EP&T.

• Docente: Prof. Dr. Remi Castioni
  • 4Modelos e avaliação de políticas públicas e gestão de sistemas para a Educação Profissional e Tecnológica (EP&T)

Estudos sobre modelos comparados de sistemas e de políticas públicas para a EP&T e suas conseqüências para o desenvolvimento de políticas institucionais. Compreensão das várias dimensões da construção da política, interesses envolvidos, resultados e controle social exercido sobre elas; indicadores de avaliação e de gestão aplicados à EP&T.

• Docente: Prof. Dr. Bernardo Kipnis
  • 5Organismos internacionais e gestão da educação básica

Políticas dos organismos internacionais e suas implicações nas políticas de educação básica, com prioridade para o ensino médio. Estado e gestão da escola e dos Sistemas de ensino. Conselhos de educação e controle social. História da Educação no Distrito Federal.

• Docente: Profª Drª Maria Abádia da Silva
  • 6Políticas de formação docente e gestão pedagógica de processos educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica (EP&T)

Estudos sobre modelos de formação docente numa perspectiva internacional comparada. Política e gestão de currículos da EP&T e sua relação com o trabalho e a formação docente. Articulação da dimensão conceitual da pedagogia com a práxis do trabalho. Abordagens e dimensões conceituais e práticas necessárias para entender os processos formativos na educação profissional.

• Docente: Profª Drª Olgamir Francisco de Carvalho
  • 7Políticas públicas de educação a distância

Investigação das políticas públicas de ensino a distância na educação básica e superior de modo a desvelar seus atores, interesses, contradições, influências, resistências, ideologias e contra-ideologias fazendo uma avaliação das mesmas, quanto à sua qualidade, efetividade social e democracia.

• Docente: Profª Drª Raquel de Almeida Moraes
  • 8Trabalho e Educação: Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Ensino Médio

Produção do saber pelos processos e dimensões educativos e escolares presentes nas práticas sociais do trabalhador. Metodologias educacionais centradas no Trabalho mediadas ou não pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC’s). Formas de gestão e de organização de trabalhadores: sindicatos, movimentos sociais e cooperativas (Economia Solidária).

• Docente: Prof. Dr. Erlando da Silva Rêses