Universidade de Brasília (UnB)
Faculdade de Educação (FE)

NOTA DE REPÚDIO

A Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, por intermédio de seus três departamentos e várias instâncias pedagógicas e administrativas, que incluem seu corpo docente, discente e técnico-administrativo, vem por meio desta nota publicamente manifestar seu REPÚDIO e extremo pesar a respeito dos recentes episódios de assédio e violência sexual sofridos por nossos alunos e alunas nas dependências do campus Darcy Ribeiro Asa Norte.

Os atos praticados, hediondos contra a dignidade de nossos estudantes, não atingem apenas a eles, mas representam um ataque a todos e todas, sobretudo às mulheres de nossa universidade e sociedade que, em face de acontecimentos como este, revivem a insegurança e o temor por serem mulheres neste país, cujos índices de violência de gênero são alarmantes. Diante disso, não apenas pedimos por justiça aos nossos estudantes, mas também por mobilização urgente de todas as categorias de nossa universidade, em prol de um campus mais seguro para todas, todos e todes.

Solicitamos à administração superior da Universidade e às várias instâncias administrativas a ampliação e intensificação das ações de segurança, como vigia, monitoramento e iluminação em vários pontos do campus Darcy Ribeiro. Além disso, pedimos celeridade na criação de ações mais qualificadas de segurança, como aquelas voltadas à proteção em rede, a exemplo da instalação de dispositivos móveis de proteção à pessoa (popularmente chamados de Botão do Pânico), que pudessem ser usados pelos estudantes em situações de perigo iminente.

Assim, neste momento de dor e consternação, salientamos a necessária união de esforços que visem modificar a cultura de violência em nossa sociedade. Manifestamos também nosso mais sincero e incondicional apoio e solidariedade às vítimas e as suas famílias e, de antemão, nos colocamos à inteira disposição para acolher e acompanhá-las.

Brasília, 09 de julho de 2022.

Assinam esta nota:

1. Ana Maria de Albuquerque Moreira - Coordenadora do curso de Pedagogia Diurno.
2. Ana Paula Fontes - Assessoria da Direção.
3. Andrea Cristina Versuti - Subchefe do Departamento de Métodos e Técnicas.
4. Cláudia Márcia Lyra Pato - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico).
5. Danielle Xabregas Pamplona Nogueira - Vice-diretora da Faculdade de Educação.
6. Etienne Baldez Lousada Barbosa Coordenadora do curso de Pedagogia EAD.
7. Geraldo Eustáquio Moreira - Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas e Tutor do PET Educação.
8. Girlene Ribeiro de Jesus - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Profissional).
9. Kátia Augusta Curado - Chefe do Departamento de Políticas Públicas e Gestão.
10. Liliane Campos Machado - Diretora da Faculdade de Educação.
11. Liziane Feckner - Assessoria da Direção.
12. Milena Chaves Alcântara dos Santos Representante titular dos discentes de Graduação do Curso de Pedagogia Noturno.
13. Paulo Bareicha - Chefe do Departamento de Teorias e Fundamentos.
14. Paulo Henrique de Felipe - Coordenador do curso de Pedagogia Noturno.
15. PET Educação - PET EDU/FEUnB.
16. Roberta Macedo - Assessoria da Direção.
17. Rosângela Azevedo Corrêa - Subchefe do Departamento de Teorias e Fundamentos.
18. Shirleide Pereira da Silva Cruz - Subchefe do Departamento de Políticas Públicas e Gestão e Coordenadora da Comissão de Estágios.
19. Simone Aparecida Lisniowski Coordenadora de Extensão.