Convidamos a comunidade acadêmica a participar do III Simpósio Nacional e I Simpósio Ibero-Americano de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade, que ocorrerá nos dias 22, 23, 29 e 30 de outubro de 2021 em formato online. Sintam-se, desde já, bem-vindos/as para o evento em toda a sua programação, bem como para as diversas atividades preparatórias que ocorrerão.

Teremos uma importante discussão teórico-epistemológica-metodológica, destacando as contribuições e questões que envolvem a Educação, a Psicologia e outras áreas, a partir da produção de conhecimentos na Epistemologia Qualitativa e na Teoria da Subjetividade.

O evento tem como objetivos: (1) promover o debate sobre os princípios e conceitos da Epistemologia Qualitativa e da Teoria da Subjetividade, assim como seus desdobramentos para a produção de conhecimentos nas áreas das Ciências Humanas, Sociais e da Saúde; (2) consolidar grupos e linhas de pesquisa brasileiros e ibero-americanos, fortalecendo a interdisciplinaridade e incentivando a formação de novas redes interinstitucionais; e (3) fomentar o intercâmbio em torno de temáticas que estão sendo pesquisadas com base na Epistemologia Qualitativa e da Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural-histórica.

O evento destina-se a pesquisadores/as, profissionais e estudantes brasileiros/as e ibero-americanos/as afins à temática da Epistemologia Qualitativa e da Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural-histórica.

O convite para participar do evento se estende à submissão de trabalhos. Os trabalhos aprovados serão apresentados em Grupos de Discussão Temáticas organizados a partir dos seguintes eixos temáticos:

1. Teoria da subjetividade: discussões conceituais e relações com outros referenciais teóricos;
  2. A Epistemologia Qualitativa e a metodologia construtivo-interpretativa na pesquisa e na prática profissional;
  3. Processos de desenvolvimento subjetivo em diferentes contextos;
  4. Aprendizagem e dificuldades de aprendizagem na perspectiva da subjetividade;
  5. A subjetividade na formação de professores e de outros profissionais;
  6. O trabalho pedagógico e a didática desde a perspectiva da subjetividade;
  7. Desenvolvimento atípico e inclusão escolar na perspectiva da subjetividade;
  8. Psicoterapia, práticas clínicas e subjetividade;
  9. Subjetividade e saúde humana;
  10. A significação da subjetividade nos contextos organizacional, jurídico e social;
  11. Criatividade e inovação na perspectiva da subjetividade;
  12. Cultura digital e subjetividade;
  13. A significação da subjetividade nos trabalhos sobre violência, gênero, raça e exclusão social.

Datas Importantes:

A partir de 05/05/2021- Início das inscrições no Simpósio
21/10/2021 – Término das inscrições para participação no evento.

Chamada e Submissão de Trabalhos

05/05/2021– Início das inscrições e submissões de trabalhos
09/07/2021 – Encerramento das submissões de trabalhos
Até 19/08/2021 – Divulgação da avaliação dos trabalhos