No período de 21 de agosto a 02 de outubro, em ambiente virtual, será realizado o evento de extensão: Colóquio "Cartas para Paulo Freire: da leitura do mundo à leitura da palavra", organizado pela Universidade de Brasília (FE-TEF/MTC), Movimento de Educação de Base (MEB), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Católica de Brasília (UCB). O evento ocorrerá aos 99 anos de nascimento de Paulo Freire e preparará os 100 anos do educador.

O objetivo geral evento, de natureza formativa, é o de levantar, problematizar e aprofundar temas e questões geradoras no âmbito da educação popular no contexto da Covid-19, considerando também os próprios meios de desenvolvimento dessa formação, os pressupostos freireano e enfoques da intervenção e pesquisa social. A formação será desenvolvida por meio de cartas, de diferentes recursos e linguagens da mídia em meio impresso e das tecnologias da informação e comunicação. Entre outras exposições e relatos, teremos a participação de educadores(as) que trabalham em projetos de educação popular, tais como, em cursinhos populares, educação do campo, assentamentos rurais, acampamentos urbanos, comunidades indígenas, quilombolas e outros que atuam junto a grupos socias específicos em situação de vulnerabilidade social, representando também o público prioritário do evento. As inscrições foram encerradas e receberam a adesão de quase 200 inscritos.

Prof. Carlos Lopes – Universidade de Brasília (UnB), Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos (TEF), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Profa. Maria Clarisse Vieira - Universidade de Brasília (UnB), Faculdade de Educação Departamento de Métodos e Técnicas (MTC), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Da UnB Agência