Uma enquete disponibilizada para alunos foi realizada através de LimeSurvey, software livre instalado nos servidores da Faculdade de Educação, no período de 24 de abril a 8 de maio de 2020. Conforme indicado na chamada, os resultados agregados estão sendo divulgados em nosso site:

"Os dados coletados somente serão divulgados de forma agregada, resguardando-se o sigilo e o anonimato dos participantes. O relatório final (agregado) será divulgado no site da FE sem os dados de identificação dos participantes. Os dados individuais serão descartados em julho de 2020 e removidos."

Resultados

Apresentamos nesse relatório uma análise das respostas que somente considera os alunos que indicaram ser discentes do curso de Pedagogia (um total de 181 participantes), o que constituiu 83% dos respondentes totais do questionário.

Desse grupo, 70% indicaram ser do curso diurno e 30% do curso noturno. 44% indicam ter ingressado pelo sistema universal e 42% por sistema de reserva de vagas.

Nenhum aluno indica estar sem acesso a internet. A maioria (82%) tem acesso a internet a qualquer momento em casa (87%), em computador com sistema operacional Windows (94%). Para os que tem computador em casa, a velocidade de conexão é baixa para 35% dos respondentes (1-10mbps); é mediana (11-30mbps) para outros 36%, e alta somente para (+30mbps) para 28%.

Dos respondentes 64% tem acesso a internet via celular, sendo que a maioria usando Android (88%, outros 24% indicam usar Apple). Somente 26% não tem limite de franquia de acesso, e 19% tem mais de 5 giga de franquia disponível.

Perguntamos aos participantes como a FE melhor pode apoiar seus alunos no período de suspensão de aulas? A preferência por atividades está distribuída conforme a tabela abaixo:

Oferecendo oportunidade de extensão e atividades complementares online (crédito)

70%

Oferecendo seminário e palestras associadas ao curso de Pedagogia, gravadas em vídeo

54%

Oferecendo seminários e palestras associadas ao curso de Pedagogia, ao vivo (live) com participação pública

46%

Organizando sessões de orientação sobre o curso de Pedagogia (orientação acadêmica)

44%

Organizando sessões de bate papo online (texto/áudio) com temas diversificados (meio ambiente, EaD, gênero e educação, etc.) que agreguem ao curso

37%

Organizando horários de secretaria online

31%

Organizando salas de bate papo (texto/áudio) para apoio e discussões livres

22%

2%

Os horários de preferência para as atividades são segunda a sexta, distribuídos de maneira quase uniforme entre os horários do dia (manhã, tarde e noite).

Resaltamos que o número de participantes, apesar de expressivo, constitui somente uma parte dos discentes do curso de Pedagogia. Os comentários textuais inseridos no questionário serão analisados de forma separada. Conjuntamente, esses dados servirão de insumo para discussões no Conselho da Faculdade para que possamos, coletivamente, sugerir e definir ações e propostas durante a suspensão do calendário acadêmico.