Linhas de Pesquisa
Políticas Públicas e Gestão da Educação – POGE
Estudos e pesquisas sobre as políticas públicas no Brasil para a educação básica, educação superior, educação profissional, tecnológica e a distância. Gestão democrática na escola e nos sistemas de ensino e controle social das políticas educacionais. Políticas e gestão das instituições educacionais. Avaliação institucional, regulação e reorganização das instituições de ensino básico e superior. Estudos e pesquisas sobre as relações de gênero, étnico/raciais e geracionais em espaços de educação e formação. Gestão e avaliação de políticas educacionais voltadas para a redução das desigualdades de gênero, étnico/raciais e geracionais. Políticas públicas de/para/com juventudes e desafios educacionais.
Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação – EAPS
A escola e os processos de escolarização. O ensino e aprendizagem em diferentes contextos e níveis de ensino. A, criatividade e inovação na aprendizagem, nas ações pedagógicas e instituições educativas. O Processos Educacionais na Infância; Alfabetização e Letramento no ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. As relações entre educação e subjetividade O sujeito que aprende e suas produções de sentido subjetivo. Os elementos objetivos e subjetivos do processo de formação do educador. Os aspectos cognitivos, afetivos, sociais, motivacionais e imaginários associados à prática pedagógica e à aprendizagem. A pesquisa na formação/atuação do educador.
Profissão Docente, Currículo e Avaliação – PDCA
História e historicidade da profissão docente. O cenário contemporâneo e a educação. Políticas públicas e suas repercussões na formação de profissionais para a educação básica: tendências e questões atuais. Perspectivas de análise do processo de desenvolvimento profissional. Formação do docente universitário: concepções e processos. Caminhos investigativos sobre a formação dos profissionais para a educação básica. A organização político-pedagógica da categoria profissional. Natureza, especificidade e categorias da organização do trabalho pedagógico em diferentes contextos de formação. Currículo e formação de profissionais da educação básica e superior. Currículo e saberes profissionais. Fundamentos teórico-metodológicos do trabalho pedagógico escolar e universitário. Dimensões do processo didático e a relação pedagógica. A centralidade da avaliação na organização do trabalho pedagógico, em suas diferentes dimensões e níveis de ensino.
A Linha de Pesquisa EduMat solidificada, principalmente, na Matemática e na Educação, mas que também está contextualizada em outros ambientes pluri e interdisciplinares, com capacidade de abrigar pesquisas e trabalhos dos mais diferentes tipos, busca a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Matemática, da pesquisa científica e de suas contribuições sociais. Considera os aspectos pedagógicos, históricos, epistemológicos, sociológicos, culturais, filosóficos e políticos da Educação Matemática; a formação, a identidade e o desenvolvimento docente; as perspectivas da inclusão, da diversidade, dos Direitos Humanos, da diferença, da interculturalidade e da sustentabilidade; o desenvolvimento curricular; as tecnologias digitais; as políticas públicas e a avaliação; as tendências teóricas e metodológicas; as práticas educativas em contextos e espaços não formais; a pesquisa como atividade reflexiva, crítica e politicamente comprometida com a construção de uma sociedade justa e equânime.
Educação, Tecnologias e Comunicação – ETEC
Abrange diversos eixos de interesses que se aproximam pelos elementos aglutinadores: agentes educativos, aprendizagem colaborativa, arte, conhecimento, comunicação pedagógica, capital cultural, diversidade, informática, interfaces estéticas virtuais, linguagens audiovisuais, mídias, mediações pedagógicas, narrativas audiovisuais, narrativas hipertextuais e tecnologias.
Educação ambiental e educação do campo – EAEC
Ecologia Humana como dimensão ontológica complexa da práxis pedagógica. O enraizamento dos seres humanos nas suas bases biológica e sócio-cultural como referências para pensar a Educação. A abordagem teórico-metodológica da epistemologia transdisciplinar e a dialógica entre o pensamento científico e as demais formas sociais de produção do conhecimento.
A Educação Ambiental no contexto socioambiental brasileiro. Conhecimentos, valores, crenças, atitudes e vivências que contribuem para a construção do sujeito ecológico. Transversalidade como estratégia pedagógica de constituição de comunidades de aprendizagem. Epistemologia da complexidade e gestão ambiental, conceitos de crise e sustentabilidade. A dimensão educativa da arte, relações de gênero, etnias e seus aspectos interculturais. A escola como espaço socioambiental de construção do conhecimento e produção de sentidos. Processos formativos no contexto das relações comunitárias em instituições públicas e associações da sociedade civil.
Princípios teórico-metodológicos da Educação do Campo para uma proposta de educação formal e não-formal que contemple as especificidades culturais, políticas e sócio-econômicas dos povos do campo. Políticas públicas, gestão participativa e escolas do campo. Processos formativos no contexto das escolas do campo, das relações comunitárias e na sociedade civil no meio rural. Movimentos sociais do campo, e redes sociais como espaços educativos.
Estudos Comparados em Educação – ECOE
A linha de pesquisa tem por objetivo a realização de estudos comparados nacionais e internacionais dos enfoques teórico-epistemológicos das pesquisas, discursos, propostas e práticas que envolvem a formação de professores e os sujeitos em contextos educacionais. Busca desenvolver uma intersubjetividade reflexiva capaz de proporcionar o alcance de saberes que sejam, cada vez mais, eficazes na ação, tendo em vista a possibilidade crítica da comunicação e do diálogo entre pessoas, grupos e nações. Parte do princípio comparativo de aprendizagem comunicativa que articula objetividades comuns e o que é possível de ser alcançado nas objeções mútuas. O objetivo não é enfraquecer as diversas pretensões de veracidade, mas, pelo contrário, estabelecer um vetor pelo qual elas possam se reconhecer, se orientar e, dessa maneira, se fortalecer, beneficiando-se da aprendizagem recíproca de experiências compartilhadas.