Os Programas de Pós-Graduação em Educação da UnB e da UCB, convidam:

Lançamento de livros dos Grupos de Pesquisa: Diálogo/UCB (Diálogo: um processo pedagógico transversal) e GEPAT/UnB (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as contribuições de Anísio Teixeira para a educação brasileira).

Resgatando o pensamento dos mestres Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro

Dia: 4 de abril

Local: Auditório dois Candangos/FE-UnB

Resenhas:

1)    Diálogos com Darcy Ribeiro – educação e democracia, organização: Luis Siveres, Joaquim Alberto Andrade Silva, Idalberto José das Neves Júnior

O Grupo de Pesquisa:  Diálogo: um processo pedagógico transversal, no centenário de nascimento de Darcy Ribeiro, nos apresenta um guia das principais obras de Darcy Ribeiro reunida na publicação, que agora chega ao público denominada de Diálogos com Darcy Ribeiro – Educação e Democracia. Todos os capítulos trazem ao leitor um diálogo com os títulos consagrados da sua bibliografia e o fazem a partir de uma conversa atual sobre os temas que foram objeto da sua trajetória. O leitor, às vezes, será tomado pela impressão de que de fato Darcy está novamente entre nós, tal é a atualidade com que os temas são abordados pelos autores, que tiveram o cuidado de situar no resgate de cada um dos títulos, elementos centrais da obra darcyniana.

2)    As batalhas de Anísio Teixeira: o contexto de Influência do I Plano Nacional de Educação, autora: Márcia Helena Amâncio

Mais de sessenta anos depois da “Avaliação Diagnóstica”, de Educação não é privilégio, a análise de Anísio Teixeira acerca da educação brasileira permanece desconcertantemente atual. A despeito dos marcos regulatórios da educação, expressos pela legislação, vale destacar que o ensino atual continua assentado sobre bases desiguais, que refletem a profunda desigualdade social do país. Face ao incômodo panorama educacional brasileiro, permanece tarefa do educador comprometido com a pesquisa, pensá-lo de forma ampla e crítica, de sorte que seu desvelamento possa contribuir, senão com a sua efetiva transformação, ao menos para a sua compreensão.

3)    Os descaminhos do ReUni na UnB: a revogação do projeto anisiano, autora: Norivan Lustosa Lisboa Dutra

O ReUni foi inspirado nas ideias de Anísio Teixeira, o educador baiano que desenvolveu uma proposta inovadora para a educação superior brasileira, criando a Universidade do Distrito Federal (UDF), na década de 1930; e a Universidade de Brasília, na década de 1960. A UnB foi a única universidade do país que apresentou dois projetos de reestruturação para o ReUni, em 2007/2008. E, apesar de ter sido a primeira a entregar o plano e receber a aprovação, foi uma das últimas a iniciar a implantação das metas e estratégias do ReUni. Enquanto o primeiro projeto visava retomar o projeto anisiano, o segundo, o desfigurou. A implementação do ReUni resultou na revogação do Plano Orientador da UnB, concebido por Anísio e Darcy. É, portanto, sobre os projetos do ReUni na UnB que a discussão deste livro se desenvolve.

Ambas autoras desenvolveram suas teses no PPGE/UnB. Os livros do GEPAT/UnB tem a apresentação de Remi Castioni e prefácio do biógrafo de Anísio Teixeira: João Augusto de Lima Rocha.